sns-container
SNS-Print

ACSS realiza inquérito telefónico de satisfação aos utentes.

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) realizou, no mês de março, um inquérito telefónico de satisfação aos utentes que tiveram consulta nos cuidados de saúde primários com pedido de referenciação para primeira consulta de especialidade hospitalar no âmbito do sistema de Livre Escolha e Circulação de Doentes (LAC) no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Após a análise dos resultados, destaca-se que:

  • De uma amostra de 1.918 utentes inquiridos, 80,2% consideram «muito importante» (44,9%) ou «importante» (35,3%) usufruir da possibilidade de escolher um hospital para a realização de consulta hospitalar.
  • Apesar de considerar o direito de escolha como muito importante, 67% dos inquiridos ainda desconhecem a possibilidade de poder escolher, em conjunto com o médico de família, o hospital para a realização da consulta hospitalar. Este desconhecimento é mais evidente nas regiões de saúde do Algarve (77,1%) e do Alentejo (69,7%). Contrariamente, é na região de Lisboa e Vale do Tejo que se verifica uma maior percentagem de utentes que conhecem esta possibilidade (40,6%).
  • Dos entrevistados que indicaram ter conhecimento sobre o livre acesso, 57,9% revelaram ter tido conhecimento através do médico do centro de saúde e 19,3% indicaram ter obtido informação através da comunicação social.
  • Entre os motivos apresentados que levaram o utente a escolher o hospital, salientam-se a proximidade da habitação ou de familiares (28,4%) e a recomendação do médico de família (25,3%).
  • A taxa de adesão ao inquérito foi de 92,5%.

À luz dos dados apurados no inquérito, o Ministério da Saúde está a analisar a adoção de novas medidas de comunicação e de informação junto dos utentes e profissionais de saúde sobre a utilização do LAC.

Para saber mais, consulte:

Administração Central do Sistema de Saúde > Livre escolha e circulação de doentes – Respostas rápidas

Voltar

Últimas Notícias

Nazaré acolhe a apresentação do plano Verão e Saúde.
22/06/2018
Ministro da Saúde assinala a data, a 26, no Centro Cultural de Belém
24/06/2018
Criada a primeira unidade do país no Baixo Vouga.
23/06/2018