sns-container
SNS-Print

Representante da OMS participa na apresentação do relatório, dia 5.

Decorreu esta quinta-feira, dia 5 de julho, na Estação do Cais do Sodré, a sessão de apresentação dos mais recentes resultados alcançados por Portugal, no âmbito das metas 90-90-90, do programa das Nações Unidas para o VIH/sida (ONUSIDA).

Promovida pela Direção-Geral da Saúde, a cerimónia de apresentação do relatório «Infeção VIH e Sida – Desafios e Estratégias | 2018»  contou com a participação do Coordenador do Programa de Doenças Transmissíveis, Tuberculose, VIH/Sida e Hepatites, da Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa, Masoud Dara.

A sessão de encerramento da cerimónia intitulada «VIH: Passado, Presente e Futuro 90-90-90», cuja abertura foi feita pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, esteve a cargo do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Portugal atinge duas das três metas da ONUSIDA

Pela primeira vez, Portugal atingiu dois dos três noventas que compõem as metas das Nações Unidas para o combate ao VIH/sida para 2020 – 90% das pessoas com VIH diagnosticadas, 90% das pessoas diagnosticadas em tratamento e 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável. Esta é uma das novidades que consta do relatório «Infeção VIH e Sida – Desafios e Estratégias | 2018», da Direção-Geral da Saúde, apresentado esta quinta-feira, dia 5 de julho.

Este documento faz um ponto de situação sobre a infeção VIH e sida, em Portugal, em 2017. Dele consta um resumo das atividades de 2017 e uma previsão do que vai ser feito em 2018.

O evento, no qual se falou do passado, presente e futuro do combate ao VIH, e em que foram divulgados os dados mais recentes relativos a esta epidemia em Portugal, contou ainda com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, da Diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida, Isabel Aldir, e do Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha.

Para saber mais, consulte:

Infeção VIH e Sida – Desafios e Estratégias | 2018 – PDF- 982 Kb

Voltar

Últimas Notícias

Secretária de Estado visita consultórios em dois centros de saúde.
03/12/2018
Data celebra-se hoje e pretende alertar para esta temática.
03/12/2018
Ministra da Saúde inaugura nova Unidade de Saúde Familiar em Faro.
03/12/2018